20090514

Um ano sem o Ambientalista Geógrafo Ricardo Corbani Ferraz

Quinze de Maio é uma data saudosa para ambientalistas, parentes e amigos de Ricardo Ferraz. Há um ano ele morreu vítima de um acidente na Via Dutra em São José dos Campos.
Defensor intransigente das causas ambientais, Ricardo sempre lutou com ética pelo desenvolvimento sustentável da região. No dia dezessete de Abril deste ano a Câmara Municipal de São José dos Campos prestou justa homenagem ao Ambientalista. A Medalha " Mérito Legislativo" in memorian, recebida por seu único filho, foi concedida por seus relevantes serviços prestados em defesa e proteção do meio ambiente de todos os Municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.
Fiel ativista.
Ferraz sempre lutou por grandes causas e a degração do Rio Comprido também o incomodava. Nos meses que antecederam sua morte ele demostrava preocupação com a obra no trecho da Via Dutra em Jacareí por conta dos possíveis prejuízos às suas nascentes. A conurbação entre os municípios de São José dos Campos e Jacareí, o desmatamento das áreas de proteção permanentes,conhecidas como APPS, e a monocultura de eucaliptos em grande escala na microbacia, são fatores que o ambientalista também apontava como corroboradores na extinção do Rio Comprido, mas ele era antes de tudo um otimista e acreditava na possibilidade de barrar esses processos.
Em breve,neste Blog, disponibilizarei um video com o resumo da entrevista que fiz com Ricardo Ferraz em Novembro de 2007, especial colaboração de um homem que não se rendeu ao sistema e manteve-se fiel e incorruptível até o fim!