20100407

Pra NÂO dizer que NÂO falei de um rio.

Rainha Silvia logo que saiu do SIVAM. O radar do avião foi produzido na Suécia.

Dirigindo-se com o Rei Carlos para o avião que os levaram para São Paulo. Reparem na senhora de conjunto verde. Ela faz parte da comitiva da Rainha.

Reconhecem o livro?

Passada rápida pela bibliografia, afinal a atenção tem que ser para o Rei e a Rainha.


No dia 26 de Março o Vale do Paraíba recebeu a visita do Rei Carlos XVI e da Rainha Sílvia, da Suécia. Entre os rumores do motivo da visita estava o lob da venda dos 32 aviões Suécos para o Brasil, visto que a França é a favorita na disputa, entre outros países .
Bem, mas por que a majestosa visita está em pauta em um Blog que trata de assuntos voltados para a região da Microbacia do Rio Comprido e de seu principal curso de água? A resposta acabei de fornecer. Acontece que o nosso rio foi além dos limites da geografia do lugar. Contextualizado ele saiu dos limtes do Vale do Paraíba com a promessa explicita de ser entregue nas mãos da Rainha Silvia assim que ela chegasse em São Paulo, tão logo deixasse a sede da Embraer em São José dos Campos,local onde o livro "Rio Comprido- História e Cultura" foi entregue.
O atrevimento da Blogueira aqui em presentear a Rainha com um exemplar foi o de sempre: divulgar o Rio Comprido! Oh, bendito canal que alcança todas as classes sociais! E no caso desta bibliografia nem foi preciso uma segunda edição traduzida para uma outra língua. A Rainha é Brasileira! Se bem que para ela línguas estrangeiras não são obstáculos. Ela domina o Portugês, o Espanhol, o Inglês, o Suéco, o Alemão, o Francês e ainda é muito fluente na língua de sinais para deficiêntes auditivos! Extremamente culta, envolvida com atividades sociais e culturais a rainha levou consigo, para além dos limites do lugar, um pouco da nossa história.

Como diria Geraldo Vandré: "quem sabe faz a hora".

Querem ver mais fotos da visita da Rainha na Embraer? Entre na minha página no Orkut e espie a vontade!




Leito Cultivado

Uma pequena comunidade com um grande problema ambiental: livrar-se do esgoto doméstico.
"Compacto e autossustentável", dessa forma resumiu a Bióloga Teresa Ribas o sistema de tratamento de esgoto por leitos cultivados, apresentado para a comunidade do Bairro Jardim Colonia da Boa Vista em Jacareí.
O sistema, que funciona no viveiro municipal, chegou a ganhar em 2006 o tercerio lugar no evento "Mercociudades de Ciencia Y Tecnologia" em Montevidéo, Uruguai, concorrendo com 180 projetos de outros municípios do Brasil e também de outros países da América Latina. A Bióloga Teresa Ribas, em nome da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí, fez a apresentação em apoio ao projeto Rio Comprido, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município e se dispôs a orientar quem tenha interesse em montar o sistema.
Sobre o bairro.
No bairro Jardim Colônia da Boa Vista,considerado como zona rural embora no mapa de zoneamento municipal a região seja considerada zona urbana, não há qualquer tipo de estação elevatória tão pouco rede de esgoto. Bem próximo às casas dos moradores passa o Rio Comprido e a forma que muitos encontraram de desfazer-se do resíduo foi canalizando-o diretamente no rio, e claro, sem tratamento algum.Segundo os moradores, o uso de fossa negra não é viável porque contamina o "poço caipira", única fonte de água potável local.
Durante a apresentação do projeto, na igreja Imaculada Conceição do mesmo bairro, a comunidade tomou conhecimento da técnica, uma alternativa eficiente e de baixo custo para tratar o esgoto doméstico, além de receber mudas de árvores nativas, com folheto explicativo de plantio, doadas pelo viveiro municipal.
Para quem se interessa em saber mais sobre o Sistema de Leito Cultivado, indico o seguinte endereço na internet
http//agro.unitau.br