20130210

Manifestação no Lago do Parque Califórnia

Prefeitura planeja um piscinão. Moradores querem o Lago de Volta.

Hoje o Lago é a imagem do abandono.

Desde o dia 8 de Fevereiro o Lago do bairro Parque Califórnia em Jacareí está cercado por cruzes. Elas foram colocadas durante a noite "amanheceu assim, do nada elas apareceram", comenta Joana Aranha moradora do bairro e autora do artigo transcrito neste Blog no post anterior.  Segundo Joana quando houve o problema de esgoto do Condomínio de Indústrias, despejado no lago matando milhares de peixes, os moradores fincaram cruzes por todo o lago como forma de expressar a revolta pelo fato e chamar a atenção do poder público, mas funcionários da prefeitura retiraram as cruzes. "Desta vez não sei quem foi que as colocou. Um carro da prefeitura apareceu por aqui, mas por enquanto as cruzes continuam lá", comentou. Em visita ao local conversei com Andilson André Luíz Sardinha que mora há trinta anos no bairro. Como Joana, ele também não sabe quem foi o autor do manifesto, mas ele, bem como muitos morados do bairro, apoiam a manifestação. Segundo Sardinha o despejo de esgoto não acontece mais, porém o lago está abandonado, a prefeitura não faz a limpeza no local e ainda há um outro agravante, segundo Sardinha há um projeto na prefeitura de transformar o "lago" em um piscinão. " Esse não é o nosso desejo. Queremos nosso Lago de volta", desabafa Sardinha.

O Homem e o espaço- A história da humanidade sobre a Terra pela procura do seu espaço é antiga. Antes  mesmo de se descobrir como indivíduo a Tecnologia evoluiu e armou o homem para dominar e modificar o seu entorno. No aglomerado da cidade, fazer um recorte em uma bairro como o Parque Califórnia nos dá, no mínimo,  a oportunidade de refletir a respeito dos graves problemas existentes entre a civilização moderna e a natureza. Vejamos então os moradores do Bairro Parque Califórnia como um grupo humano com seus desejos, vida social organizada, com seu espaço conquistado, no caso o bairro, e a relação de cada morador com seu vizinho, sua rua e com o seu pedaço de natureza, aqui representado pelo Lago. Com o passar do tempo a cidade cresce, outros grupos em seu entorno se formam, também com suas necessidades e desejos que acabam , por muitas vezes, se sobrepondo às necessidades e desejos dos outros grupos.
A necessiadade da cidade pode até ser um piscinão no Parque Califórnia, mas  e a necessidade do grupo humano do Parque Califórnia? E o Lago? A natureza continua a ser ela mesma , apesar das exclusões do homem. O grupo que se relaciona com ela, esse sim, sabe  reconhecer no seu quinhão de natureza  o que lhe é útil para a renovação da sua própria vida.