20120813

Rio Comprido na Praça dos Poetas

Neste dia 14 de Agosto, à partir das 15;30hs, estarei na Praça dos Poetas, no Parque dos Eucaliptos em Jacareí expondo um varal com algumas fotos do Rio Comprido. O Blog SOS Rios do Brasil http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br elegeu a data de amanhã como sendo o Dia de Combate à poulição nos rios. A idéia é promover, incentivar, divulgar e ajudar a buscar soluções para a revitalização das bacias hidrográficas do Brasil, através da divulgação das atitudes pró-ativas das entidades organizadas da sociedade civil, grupos comunitários, grupos religiosos, Comitês de Bacias Hidrográficas, empresas de saneamento básico, etc. A criação da Praça dos Poestas Poetas foi uma iniciativa da Academia Jacarehyense de Letras que tem atualmente como Presidente o Sr Benedicto Sergio Lencioni. Os membros da Academia aproveitam o espaço para divulgar seus trabalhos literários, ou seja, em uma bela manhã de sábado, ou em outro dia qualquer, você podrá encontrar e conversar com algum Poeta ou Escritor da cidade na Praça dos Poetas.
A exposição de fotos é resultado da produção do meu livro " Rio Comprido-História e Cultura", que poderá ser emprestado em qualquer Biblioteca Municipal. Quem quiser ver e saber um pouco mais a respeito deste importante rio da nossa cidade venha até o Parque. Eu estarei esperando por você a partir das 15;30hs. 

Ações do Comitê das Águas em Jacareí continuam!


 Impacto ambiental aponta comprometimento de bem público. A causa pode ser o lançamento de esgoto  nas   águas do Rio Comprido.

O Comitê das Águas em Jacareí realizou uma nova vistoria no município. Dessa vez, o trabalho de campo foi no Bairro Jardim Colônia, zona norte do município. No local foi verificada a estrutura de uma ponte de cimento que passa sobre o Rio Comprido, que faz ligação do bairro à cidade de São José dos Campos. A vistoria foi acompanhada pelo vereador Laudelino Amorim (PT), que também está acompanhando o caso.
Desde que alguns moradores passaram a fazer o esgotamento sanitário de suas casas próximo ao local, ocorreu uma considerável exposição da estrutura em sua cabeceira devido à grande quantidade de esgoto diário que se acomoda na margem, encharcando a terra e causando seu desmoronamento. A ponte é o único acesso mais próximo dos moradores daquela região para o município vizinho onde muitos se deslocam para trabalhar e estudar. 


Causas da poluição
Por se tratar de uma região com características rurais, com chácaras e fazendas, serviços básicos de saneamento como abastecimento de água potável bem como coleta e tratamento de esgoto, não são disponibilizados aos moradores daquela região que inclusive aumentou consideravelmente nas últimas décadas. O aglomerado de casas construídas, sem orientação técnica e fiscalização, elevou o nível de poluição naquele trecho do Rio Comprido. Em muitas delas os moradores justificam que o uso de fossa negra é inviável por contaminar o poço caipira, única fonte de água potável no local. Azarias Cândido de Lima morador do bairro se entristece ao ver o quanto a poluição invadiu as águas de um rio que , segundo ele, tinha uma grande variedade de peixes no passado;“ era bonito de ver a água limpinha e cheia de peixes. Hoje dá dó de ver o rio assim, morto”, lamenta Azarias. No local o Vereador Laudelino levantou algumas situações importantes refrentes ao bairro e as levará para serem discutidas junto à Administração Municipal. O possível congelamento da área será uma delas, além de recursos que motivem e possibilitem os moradores locais a darem um destino correto ao esgoto sem que haja o comprometimento do meio ambiente e do pouco de infraestrutura local, no caso a ponte.