20130402

Impacto Ambiental no Rio Comprido! Neste momento esgoto de um bairro de São José dos Campos são lançados em suas águas!

Está lá, na Constituição Federal. Capítulo VI do Meio Ambiente Artigo 225 , inciso 3º
"As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais  e administrativas, independente da obrigação de reparar os danos causados."

Na tarde do dia 2 de Abril as águas do Rio Comprido sentiu, mais uma vez,  o gosto amargo  e fétido do esgoto lançado em suas águas. O mau cheiro toma conta do lugar e um caldo preto de dejetos humanos mata o pouco de vida aquática que luta para sobreviver no espaço urbano. Ontem a tarde patos selvagens e até o Socó veio se deliciar em suas águas. Hoje o antagonismo se fez no lugar! As imagens falam por sí só. Na fala do poeta nos apoiamos para uma triste realidade; ninguém respeita a Constituição. sabemos de onde vem e quem são os responsáveis pelo impacto ambiental, mas será que veremos uma compensação pelos danos causados ao Rio Comprido?


Ontem a tarde, 1 de abril. Parece mentira, mas há vida nas águas do Rio Comprido.
Hoje, 2 de abril no mesmo local. O rio está totalmente tomado pelo esgoto que vem do Bairro Nova República , em São José dos Campos

Ontem o Socó veio contemplar o rio e beber de suas águas. 



Hoje só esgoto!

Mau planejamento urbano! Tornou-se rotina presenciar o esgoto escorrendo pela Rua Dominga Senhora de Jesus. As galerias, que deveriam lever esgoto para as estações elevatórias do bairro, estão sobrecarregadas de terra! O esgoto esparrama pela rua e alcança as águas do Rio Comprido!
A prefeitura 'resolve' o problema da erosão com máquinas que enchem de terra as margens da rua. Todo o material desce com a força da chuva e causa assoreamento no rio.
Resultado do Rio Comprido assoreado; calha rasa, inundação em seu entorno!