20090706

Comissão de vereadores pode trazer benefícios para a Microbacia.

Descaso ou falta de planejamento? Esgoto de um bairro de São José dos Campos é despejado "in natura" diretamente no Rio Comprido.


Enfim dois vereadores, um de Jacareí Edinho Guedes (PPS) outro de São José dos Campos Cristiano Pinto Ferreira (PSDB), resolveram dialogar, procurar soluções para o melhor planejamento do crescimento no limite das duas cidades. Embora a comissão de vereadores não tenha focado a questão ecológica, a atitude poderá trazer benefícios para a região da Microbacia do Rio Comprido, e consequetemente para o seu principal curso de água que sofre com o com o avanço das duas cidades em sua direção. Estudos já comprovaram que o agravante não está na ocupação da Microbacia, já que 66,6% da sua área apresenta característica favorável à isso, o agravante está no mau planejamento da implantação dessas obras urbanas que, não bastasse a falta de interesse dos órgãos públicos em canalizar e tratar o esgoto lançado diretamente no rio, ainda avançam nas áreas de preservação permanentes, justamente a porcentagem restante da bacia que não pode ser ocupada de forma alguma! Como ainda não existe uma política pública específica voltada à proteção da Microbacia, que venha de nenhum dos dois municípios ao qual o Rio Comprido delimita, a chance de sua preservação, ou ainda de sua recuperação, estão distantes. O passivo ambiental está passando para o rio e de quem será a responsabilidade final neste caso?


Acompanharemos o trabalho desses dois vereadores, homens da lei que indiretamente poderão controlar a degradação de um importante rio, marco do limite entre duas cidades mas que ainda não encontraram um ponto de equilíbrio entre crescimento socioeconômico e preservação ambiental