20100316

Lançamento do Projeto Rio Comprido.

Dinamara Osses, auotora do projeto e Alberto Capucci, Diretor do Museu de Antroplogia de Jacareí.


Na noite de 13 de Março de 2010 no solar do Barão Gomes Leitão em Jacareí, mais conhecido como Museu de Antroplogia do Vale do Paraíba, aconteceu o lançamento do projeto Rio Comprido. No evento um público bem eclético: políticos, ambientalistas, escritores, jornalistas, professores, sociedade civil, ecointeressados, enfim, pessoas curiosas em saber mais a respeito desse tal "Rio Comprido". O projeto apoiado pela LIC, Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí, foi desenvolvido por esta blogueira que procurou contextualizar um rio que por várias décadas foi fonte de economia, lazer e fomento cultural para as comunidades que viveram às suas margens. E isso vem desde o período dos índios Guaianazes, primeiros habitantes da região da microbacia do Rio Comprido.
O projeto inclui mil livros intitulado "Rio Comprido- História e Cultura" que serão distribuídos pela Secretaria de Educação, através da sua Secretaria Pedagógica, para as 21 escolas de ensino fundamental do município. Só aí 10 mil alunos serão alcançados pela leitura com trabalhos que os professoras poderão aplicar em sala de aula utilizando a bibliografia como material de pesquisa. Todas as bibliotecas de Jacareí receberão o material. Também acontecerá uma exposição fotográfia intinerante intitulada "Caminhos do Rio Comprido"com o objetivo de mostrar os caminhos por onde o rio percorre. O projeto inclui ainda a peça "Redescobrindo o Rio Comprido" feita especialmente para as crianças, que falará sobre uma aventura vivida por um gato e um papagaio às margens do Rio Comprido. O teatro também será intinerante.
Todas as datas com os respectivos locais onde serão apresentados os projetos, serão postados neste blog. Fiquem atentos!