20100407

Leito Cultivado

Uma pequena comunidade com um grande problema ambiental: livrar-se do esgoto doméstico.
"Compacto e autossustentável", dessa forma resumiu a Bióloga Teresa Ribas o sistema de tratamento de esgoto por leitos cultivados, apresentado para a comunidade do Bairro Jardim Colonia da Boa Vista em Jacareí.
O sistema, que funciona no viveiro municipal, chegou a ganhar em 2006 o tercerio lugar no evento "Mercociudades de Ciencia Y Tecnologia" em Montevidéo, Uruguai, concorrendo com 180 projetos de outros municípios do Brasil e também de outros países da América Latina. A Bióloga Teresa Ribas, em nome da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí, fez a apresentação em apoio ao projeto Rio Comprido, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município e se dispôs a orientar quem tenha interesse em montar o sistema.
Sobre o bairro.
No bairro Jardim Colônia da Boa Vista,considerado como zona rural embora no mapa de zoneamento municipal a região seja considerada zona urbana, não há qualquer tipo de estação elevatória tão pouco rede de esgoto. Bem próximo às casas dos moradores passa o Rio Comprido e a forma que muitos encontraram de desfazer-se do resíduo foi canalizando-o diretamente no rio, e claro, sem tratamento algum.Segundo os moradores, o uso de fossa negra não é viável porque contamina o "poço caipira", única fonte de água potável local.
Durante a apresentação do projeto, na igreja Imaculada Conceição do mesmo bairro, a comunidade tomou conhecimento da técnica, uma alternativa eficiente e de baixo custo para tratar o esgoto doméstico, além de receber mudas de árvores nativas, com folheto explicativo de plantio, doadas pelo viveiro municipal.
Para quem se interessa em saber mais sobre o Sistema de Leito Cultivado, indico o seguinte endereço na internet
http//agro.unitau.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário