20120404

SABESP - Rio Comprido - SAAE

                                                                                                Foto: Sandra Minari

A Comissão de Saneamento Básico de São José dos Campos reuniu-se na Prefeitura para, entre outros, ouvir da SABESP como está o trabalho de recuperação da Estação Elevatória de Esgoto no bairro Jardim Nova República, Zona Sul do município. Em Janeiro a SABESP apresentou um Cronograma de trabalho que previa até o mês de agosto a conclusão da obra. A boa notícia é que este período foi reduzido em três meses, ou seja, até o final de Maio a Estação estará pronta.

Vandalismo
Neste caso especificamente, a estação está sem funcionar, há mais de um ano,  porque a bomba de sucção, que manda o esgoto para a estação coletora, foi roubada. Vandalismo que somente trás prejuízo para os munícipes, porque é dinheiro público gasto, e também ao meio ambiente já que todo o esgoto transborda para o Rio Comprido colocando em risco a saúde pública. Em outro ponto do rio, anterior ao local onde acontecerá a reconstrução da estação, uma falha no recalque da rede coletora poluiu o rio por quase uma década. A Comissão de Saneamento Básico questionou a SABESP a respeito de uma compensação ambiental, que decidiu tratar do assunto somente depois de concluir a reconstrução da estação.

Esgoto no Rio Comprido. SAAE também precisa fazer sua parte.
 Com o problema das estações elevatórias no Jardim Nova República resolvido, o esgoto in natura lançado no Rio Comprido diminui consideravelmente. A qualidade da água só não ficará melhor porque alguns moradores, tanto de Jacareí quanto de São José dos Campos, lançam ali o esgoto doméstico ao invés de buscar alternativas como fossa séptica, ou em último caso, fossa negra.  Outro problema com estação de esgoto acontece em Jacareí, isso porque a estação do Jardim Santa Paula, construído para tratar o esgoto antes de manda-lo para o Rio Comprido, foi danificada. Segundo o Diretor da empresa, Engenheiro Mateus, “o tanque se rompeu pela grande quantidade de umidade no solo causada pelas chuvas do final de 2011." Via email o Sr. Mateus afirmou que já foram levantados os prejuízos e os custos para a recuperação da estação, que poderá voltar à normalidade, com captação, tratamento e lançamento no rio, até Abril.
Vamos continuar  acompanhando o trabalho da SABESP, e agora do SAAE.

2 comentários:

  1. Espero que todos esses problemas possam ser resolvidos, e esses moradores com certeza só devem ter o esgoto negro como vc disse,por q no lugar onde vivem nao eram para eles estar morando.Nao é verdade? Que se nao me engano é chamada de APP, e em areas assim o esgosto se nao me engano nao chega,mas espero q um dia vc consiga fazer esse rio como disse em meu teatro limpo e cristalino outra vez, para q um dia possamos nadar nele...
    Continue assim....

    ResponderExcluir
  2. 4 adolecentes do bairro Rio Comprido estão roubando os alunos (trabalhadores) que vão para a UNIP no periodo noturno. Roubaram meu netbook, celular e documentos. Se alguém tiver pista favor informar, pode até ficar com os materiais que foram roubados, pois eu trabalho como sempre e compro novamente. Mas não vou sossegar enquanto não pegar estes 4 moleques. Tem entre 14 e 17 anos.

    ResponderExcluir