20130323

Comemoração do Dia Mundial da Água.

Festividade foi o ponto forte no encontro do Comitê das Águas do município com a sociedade.

O encontro foi dividido em duas etapas. Uma Plenária, com apresentação das pautas dos trabalhos em andamento, e a outra de descontração com atividades culturais e interativas.
 

Tai Chi Chuan para relaxar e descontrair.

 
Literatura " Memória Cabocla". Presente autografado aos participantes do encontro.


Grupo de Percusão fechou a noite de comemorações.


 A comemoração do Dia Mundial da Água no Viveiro Municipal , promivo pelo Comitê das Águas em Jacareí (CAJ), contou com a presença significativa da sociedade, representada por estudantes e profissionais dos mais variados setores. A data culminou com o aniversário de dois anos do Comitê que atua em um modelo de gestão compartilhada e descentralizada de forma a organizar e mobilizar a sociedade em benefício dos recursos hídricos local. Os membros efetivos apresentaram a ata da última reunião que aconteceu no mês de Janeiro na Câmara Municipal. Dessa forma os participantes tomaram conhecimento dos trabalhos dos núcleos, conhecidos como olhos d´água,  que atuam no Porto Velho, na Lagoa do Parque Califórnia e na Microbacia do Rio Comprido. 

Plenária- Em todas as reuniões do CAJ que acontece mensalmente e de modo intinerante no município, novas ações são definidas. Como não há uma hierarquia, já que o modelo de trabalho atua de forma linear, todos os membros efetivos têm voz ativa e direito a voto nas decisões junto aos núcleos de trabalho. Qualquer pessoa que participe por três vezes consecutivas das reuniões, se desejar, se torna membro do Comitê. Durante a Plenária no Viveiro os participantes contribuiram com sugestões para o bom desempenho do CAJ bem como o apoio na participação e divulgação da votação popular que irá legitimar o Comitê junto à sociedade. Desde que foi fundado em 2012 o CAJ atua sem vínculo com o poder público. A noite de celebração pelo Dia Mundial da Água e aniversário do Comitê terminou com uma atividade de Tai Chi Chuan com a participação de todos os presentes, distribuição de literatura e apresentação do grupo de Percussão  do Instituto Sapucaia.



7 comentários:

  1. Um pouco atrasada no cometário, mas...como o tema água é desprovido, ou pelo menos deveria ser de datas para a conscientização e para alertas...comento sobre a reportagem do Jornal Nacional, ontem dia 22 de março. Os reservatórios do país estão enfrentando sérios problemas de abastecimento, agrande maioria ou todos estão com seus níveis muito abaixo de 50%.
    No caso da BH do Paraíba do Sul, ainda há o agravante de além de abastecimento de 64% do RJ, 5% de SP e 4% de MG, contribui para a diluição do esgoto do Rio Guandu (no RJ).
    Agora, pergunto: Tratar os cursos d'água para os mais diversos usos pela população, incluindo irrigação, desedentação de animais e preservação da fauna aquática é óbvio, mas... para diluir esgoto de outro rio poulído??? Tem coisa errada aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Pertinente e importante seu comentário " Anônimo", por isso precisamos de uma população consciente e bem informada das necessidades do nosso Paraíba. O Rio de Janeiro está em débito com a nossa região, ele não nos dá nada em troca a não ser o despejo de mais esgoto em nossas águas. Precisamos levantar o assunto e levar junto aos órgãos competentes e cobrara deles uma ação efetiva! Contamos com sua parceria!

    ResponderExcluir
  3. Dinamara!
    Estava fazendo um trabalho em meu curso técnico sobre saneamento básico e tratamento da água, vi que milhares de pessoas não possuem acesso a esgoto e água encanada, por não possuírem saneamento básico acabam usando de esgoto aberto que causa varias doenças como leptospirose, hepatite entre outras. Algumas pessoas alem disso ainda poluem os rios e lagos .O governo tem projetos para conscientizar as pessoas, estes projetos estão no "papel" se o governo investir mais nesse assunto vc acha que as pessoas vão parar de poluir em excesso? E a culpa desta situação toda é do governo ou das pessoas? E em sua opinião como podemos fazer para diminuir a polução local? Por que para mudar o mundo temos que começar por nós....
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Olá "anônima"!
    Se o governo investir em políticas de desenvolvimento, provendo este lugares de todo o equipamento necessário como: saneamento, energia, segurança, escolas, coleta de lixo, saúde etc, o mínimo de dignidade, a população participará no processo de preservar. Todos são culpados, todos somos responsáves por zelar e cuidar dos lugares onde moramos. A responsabilidade de investimento vem dos governos, a responsabilidade de cuidar é toda a população, e não importa onde ela esteja. Os lugares providos com os equipamentos necessários, faz a população assumir o compromisso de zelar e cuidar. Por isso a Educação é fundamental, somada aos demais equipamentos instalados.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Compartilho da mesma opinião do marietto. A Educação é um processo lento, muito lento, porém não devemos parar de investir nela. Penso que só assim alcançaremos a tão importante conscientização coletiva. Por outro lado temos que cobrar do Poder Público um melhor desempenho de tudo o que envolve o saneamento,até porque as empresas contratadas para prestar este tipo de serviço são pagas com dinheiro público.
    Cuidar do meio ambiente é um dever imposto ao Poder Público e à Coletividade, está lá na Constituição Federal. Por que começar por nós? "Seja a mudança que você deseja para o mundo."
    (Gandhi)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela resposta é que fiquei com isso na cabeça durante as apresentações dos trabalhos. Entao para mudar o mundo devemos mudar a nós mesmos... Amei a resposta de vcs me esclareceram varias duvidas... E mais uma vez obrigada Marietto e Dina...Espero que o futuro seja próspero e que as pessoas nao dependam uma das outras para procurar a melhora, por que enquanto o proximo pode começar por que me moverei.
    PS: Dina perdi minha senha de acesso por isso que fique como anonima e por estar online no meu e-mail achei que apareceria meu nome.
    Beijos Mariany Cândido

    ResponderExcluir